Presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Sergio Amaral, é fonte de  matéri" />

Abitrigo é destaque em caderno especial do jornal O Estado de São Paulo

Presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Sergio Amaral, é fonte de  matéria do Caderno Agronegócio, um projeto especial do jornal O Estado de São Paulo, publicado em 29 de janeiro de 2016, na qual o título era "Bons Horizontes para o trigo na era Macri".

A matéria destaca a importância da importação do trigo argentino, uma vez que a produção nacional atende 50% da demanda dos moinhos instalados no Brasil. A artimanha do governo anterior em manter o trigo no mercado interno com intuito de baixar os preços para os moinhos argentinos e o reverso disso, assim que Mauricio Macri assumiu a presidência da Argentina, quando isentou os impostos do trigo.

O texto também cita a caravana da Abitrigo que esteve em fevereiro na Argentina. Uma das diretrizes desse encontro foi a criação de um grupo técnico composto de brasileiros e argentinos para averiguar a qualidade/tipo de trigo oferecido ao mercado brasileiro.

Em linhas gerais, as mudanças promovidas pelo novo governo argentino, em direção ao livre comércio, são benéficas e sinalizam para os moinhos brasileiros um horizonte de maior estabilidade e melhor qualidade de matéria-prima. Porém, a competitividade irá aumentar por conta das cooperativas instaladas no país vizinho.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo

Confira a matéria na íntegra nos seguintes links: