Pressionados também por dívidas, consumidores das novas classes médias estão cortando produtos básicos quand" />

Notícias setorial/mercado

Consumidores da nova classe média cortam os produtos da cesta básica

Pressionados também por dívidas, consumidores das novas classes médias estão cortando produtos básicos quando vão ao supermercado, diz pesquisa divulgada na quinta-feira (16).

A grana está curta e os preços, mais caros. Por isso, a dona Maria compra cada vez menos.

A primeira coisa que a gente faz quando chega em um supermercado é escolher o carrinho, e isso depende muito do tamanho da compra. No ano passado, quando o consumidor entrava, pegava um carrinho. Mas isso mudou e neste ano as pessoas estão preferindo um carrinho menor principalmente porque reduziram o consumo de vários produtos.

Foi o que fez a Leda. "Eu diminuo a quantidade para que o mesmo dinheiro possa suprir as minhas necessidades de casa", conta a aposentada Leda Pereira.

Segundo uma pesquisa do instituto Nielsen, o consumo de alimentos está crescendo menos. No primeiro bimestre de 2014, a alta foi de 7%. Neste ano, aumentou apenas 1,2%. A Mariza não cortou apenas os supérfulos da lista de compras e conta que os básicos também saíram da lista.

O consumidor reduziu o consumo de produtos básicos, como pão, macarrão e farinha de trigo.

Para o responsável pela pesquisa, isso acontece porque a renda está comprometida com as dívidas.

"A classe C vai ter que pensar um pouco nisso, o que vai continuar consumindo. O que eu vou poder cortar, o que eu vou poder migrar para uma marca mais barata com uma opção talvez de preço talvez um pouco mais barata dentro da própria marca", explica Marco Silva, analista de atendimento da Nielsen.

"Você tem que fazer escolhas. Você acaba olhando uma marca, talvez não aquela que é da melhor que você comprava, que era mais cara. Você compra uma coisa parecida e você vai se adaptando. Tem que fazer mudança se não a gente não consegue acompanhar", diz a professora Andréa Amorim.

Fonte: Globo.com


COMPARTILHE: