Notícias setorial/mercado

Farinha de trigo, quais são os tipos e as diferenças entre entre eles?

Falou em receitas logo vem a cabeça a farinha de trigo. Ela é um dos principais ingredientes da cozinha ocidental. Mesmo que tenha sido rotulada como a vilã da saúde dos tempos atuais, sem dúvida, não deixa de ser a queridinha. Isso porque todos sabem que não é o ingrediente maléfico, e sim a quantidade dele.


Seja como for, a rainha dos pães e bolos nunca perde a cena. E por isso, esse post é dedicado todinho a ela. Aliás, você sabia que existem vários tipos de farinha de trigo?


Pois é, saber diferencia-las e escolhe-las para cada receita faz toda diferença como resultado no sabor e textura. Afinal, o que muda é desde a cor da farinha até o teor de glúten, absorção de água e quantidade de ferro. E claro, cada tipo é indicada para uma receita. Contudo, no Brasil é produzido apenas um tipo.


Tipos de farinha de trigo


Farinha de trigo branca tipo 00


Esse tipo de farinha é ideal para preparo de bolos e tortas. Isso porque deixa a massa leve e aerada. E com a vantagem de ser digerida mais facilmente pelo organismo. Essa farinha super refinada e 100% natural, é feita com grãos de trigo mais fracos. Sendo assim, tem menor teor de glúten e absorve mais água.


Mas como nada é perfeito, infelizmente esse tipo de farinha não é produzida no Brasil. Porém, pode ser encontrada no Canadá, Itália e Argentina.


Uma dica valiosa para quem quer uma farinha semelhante a essa e não tem acesso,é misturar 2 colheres de amido de milho em uma xícara de farinha de trigo tipo 1.


Farinha de trigo branca tipo 0


A farinha tipo 0 é indicada para preparação de pães, pizzas e massas como o macarrão. Isto porque ela possui um teor maior de glúten que a farinha tipo 00. Outro fator que modifica a textura e volume da massa, é o fato dela ter mais ferro.


Farinha de trigo tipo 1


A farinha de trigo tipo 1 ou especial, é a comum encontrada nos mercados brasileiros. Também é indicada no preparo de pães. Porém, neste tipo de farinha acontece uma mistura de grãos de trigo fracos e fortes, ou seja, com pouco e muito glúten. Normalmente ela é branqueada quimicamente quando não é orgânica.


Agora que você já conhece os tipos de farinhas, aprenda também a interpretar os pesos e medidas das receitas. Coloque o que aprendeu neste post em prática com essa receita do melhor pão de ló do mundo.


Fonte: Área de Mulher


COMPARTILHE: