Moinhos de SP compraram 27,9% mais trigo paulista em 2023/24

Os moinhos paulistas compraram 586,01 mil toneladas de trigo entre setembro de 2023 e agosto deste ano (safra 2023/24), o que representa um aumento de 27,9% em relação ao mesmo período de 2022/23. A informação foi apresentada pelo Sindustrigo-SP, durante a reunião da Câmara Setorial de Trigo, após uma pesquisa com seus associados no mês de outubro.

“Eu acho que este número está um pouco inflacionado, talvez porque tenha chegado trigo do Paraná, do Cerrado e de Minas Gerais vindo para São Paulo. O número parece elevado em relação à safra”, disse o presidente da Câmara, Nelson Montagna.

A aplicação desse trigo foi de 55% para panificação, 22% para o setor doméstico, 13% para o setor de massas, 5% para biscoito e o resto para outros usos.

Segundo os associados, o trigo estava em melhor qualidade que no ano anterior. Os respondentes deram "nota 8" para o cereal do Estado, em relação a 6,4 em 2023.

O desempenho ficou na média. “O sestresseídrico causou queda na qualidade do trigo paulista, infelizmente”, apontou Montagna.

Sobre a cor, o trigo paulista continua abaixo do desejado e por isso os moinhos do Estado precisam adicionar trigo branqueador no blend de suas farinhas. A pesquisa Sindustrigo-SP indicou nota 6,3 dos moinhos para a cor do cereal recebido neste ano, na comparação com 5,6 em 2003.

“Não sei se é manejo ou problema de solo. Os agrônomos precisam melhorar isso.”

A homogeneidade foi razoável, porque há um leque grande de variedades plantas no Estado e a sanidade foi considerada boa. “Não recebemos trigo mofado ou com inseto vivo, por exemplo’, completou o executivo.

Fonte: Globo Rural