Trigo realiza lucros e fecha primeira queda em sete sessões em Chicago

A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo encerrou com preços significativamente mais baixos. O mercado foi pressionado por um movimento de realização de parte dos lucros acumulados após seis sessões consecutivas de alta.

A correção foi favorecida pelo aumento da competitividade global. Nos patamares recentemente atingidos, o cereal dos Estados Unidos se tornou menos atrativo no cenário internacional.

Ontem, os contratos atingiram os maiores níveis desde 12 de julho. A queda nos preços também foi influenciada pela expectativa de que os agricultores ucranianos aumentem a área de plantio de trigo de inverno para a safra de 2025.

Os investidores esperam por dados relativos à economia estadunidense. A ampla oferta global, que, recentemente, pressionou as cotações aos menores níveis em quatro anos contribui com a retração. Os países do Mar Negro seguem exportando volumes significativos em bom ritmo.

Segundo a Reuters, as incertezas sobre o crescimento da economia dos EUA pressionaram uma queda do dólar e encorajaram um movimento de cobertura de posições nos mercados de grãos, onde investidores estavam vendidos. Mas os mercados financeiros estiveram mais calmos nesta quinta-feira, com os agentes à espera dos números de emprego dos EUA, que saem na sexta-feira.

No fechamento, os contratos com entrega em dezembro eram cotados a US$ 5,74 3/4 por bushel, baixa de 6,00 centavos de dólar, ou 1,03%, em relação ao fechamento anterior. Os contratos com entrega em março eram negociados a US$ 5,95 por bushel, recuo de 5,75 centavos, ou 0,95% em relação ao fechamento anterior.

Fonte: Safras & Mercado