Notícias setorial/mercado

USDA eleva previsão de safra de trigo na Argentina em 2024/25

O adido do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), em Buenos Aires, na Argentina, projetou uma safra de trigo no país vizinho de 18,6 milhões de toneladas no ciclo 2024/25.


O número é 600 mil toneladas superior à estimativa oficial do USDA, divulgada neste mês, motivada por um aumento na área, esperada em 6,2 milhões de hectares, ou 200 mil a mais que o projeto pelo USDA.


Segundo o adido, houve uma melhora nas condições de solo argentino, entre abril e maio. No período, o aumento das chuvas propiciou condições adequadas para o cultivo.



Sobre as exportações de trigo, o escritório do USDA na Argentina previu vendas de 12,4 milhões de toneladas, 900 mil toneladas acima do USDA, devido ao aumento da produção e aos estoques finais mais baixos. O Brasil será o principal destino das exportações de trigo argentino, com aquisições de 5 milhões de toneladas, segundo o adido.


Milho

O escritório do USDA na Argentina também ajustou a estimativa para safra de milho no país, para 49 milhões de toneladas no ciclo 2024/25. A previsão caiu 2 milhões de toneladas se comparada com os números divulgados pelo USDA em seu relatório mensal de oferta e demanda.


O recuo foi pautado pela diminuição da área a ser plantada, que poderá atingir 6,2 milhões de hectares, ou 200 mil hectares abaixo da estimativa oficial do USDA.


Segundo o adido argentino, ainda restam dúvidas sobre a área do ciclo 2023/24 em função do ataque severo da cigarrinha do milho às lavouras do país, que afetou a produção em 15%.


Sobre as exportações na temporada 2024/25, a projeção do adido aponta para 35,5 milhões de toneladas, praticamente o mesmo volume divulgado pelo USDA neste mês.



COMPARTILHE: